quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Votorantim poderá destinar cotas para negros em concursos públicos.

Concursos podem ter sistema de cotas

Jornal Cruzeiro do Sul

Votorantim poderá destinar cotas para negros em concursos públicos, caso o projeto de lei que o vereador Joãozinho Queiroz (PT) deverá protocolar na Casa seja aprovado. A proposta faz parte do conjunto de medidas discutido ontem durante audiência pública realizada em comemoração ao Dia da Consciência Negra. Além dela, Queiroz fará encaminhar iniciativa que dispõe sobre o cumprimento, na rede pública local de ensino, da lei que aborda a história e a cultura dos afrodescendentes.
"É o que nos cabe enquanto instituição. Decidimos, mais do que celebrar a data, apresentar ações concretas e cobrar a execução de políticas públicas voltadas à causa da etnia", justificou o parlamentar. O projeto que chega à Câmara nos próximos dias prevê que 20% do total de vagas abertas para o provimento de cargos no serviço público, sejam reservados a candidatos negros. Isso já ocorre em outras cidades, explicou o presidente da Associação dos Afrodescendentes de Votorantim, Carlos dos Santos Penha.
Ele acrescentou que a proposta constou da pauta da Conferência da Igualdade Racial realizada em Brasília, que também deliberou pela apresentação de projeto idêntico na Câmara Federal. "A presidente Dilma já encaminhou a iniciativa e, agora, cabe aos deputados votarem. Nada impede, porém, que os Estados e os Municípios adotem versões da legislação e atendam essa demanda que é, também, uma ação afirmativa", declarou Penha.
Outra medida que o vereador deve encaminhar está relacionada à criação, no município, do Conselho do Negro. "Saímos hoje (ontem) daqui com uma agenda propositiva que esperamos ver colocada em prática o quanto antes", concluiu Queiroz. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário